quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Proposta de Formação - Novembro

Musicalidade pobre, por nossa conta! (Parte 01)

Acabou a pregação... Que música eu vou cantar?

Essa é uma pergunta que muitas vezes nos fazemos: "O que cantar logo depois da pregação?" Essa atitude precisa ser, acima de tudo, uma continuação do que está sendo pregado num Grupo de Oração, num encontro, etc. A linha de comando é uma só: Deus está falando conosco, e a fala Dele passa por muitos, um de cada vez. Passa pela música quando começa a animar o povo, quando convida pra rezar... Deus está falando! Passa para o pregador, quando ele começa a exortação, a motivação pela palavra que liberta e salva. Principalmente ali, Deus fala!


E depois que o pregador faz a parte dele, o músico precisa (quase sempre) retomar em canção a fala de Deus para o povo. Muitos músicos têm facilitade e praticidade em cantar uma música que vai certinho no coração do povo, exatamente de acordo com o que o pregador falou por uns 40 minutos.

Mas tem muita gente que tbm não dá conta, precisa se concentrar muito na pregação, mesmo cantando muito bem! Para os práticos, existe um lado muito perigoso: "A praticidade pobre", que alguns popularmente chamam de "serviço de preguiçoso". Mas o que é isso, afinal?

É quando o pregador (que falou sobre Espírito Santo por 40 minutos, com o enfoque da pregação sobre Pentecostes), chama uma música e pede ao ministério pra cantar. Aí o animador pega o microfone e manda: "Espirito de Deus, vem e fica aqui..."

É uma música do Espírito Santo, mas será mesmo que essa música é a ideal para o momento? Se o pregador falou de pentecostes, caberia ao ministério uma música mais dentro do tema, não é? Músicas como "Eu navegarei" e até mesmo "Incendeia minha alma" cairiam melhor para o momento.

Alguns músicos ainda colocam a sua própria música (do Espírito Santo) pra poder divulgar o seu CD. Penso eu que, se sua música condiz com a palavra que acabou de ser pregada, beleza, vai fundo que tá na unção. Mas se a sua música não está em função da palavra... Hum... Complicou tudo!

São palavras de Deus, que eu ouvi pela boca do Monsenhor Jonas Abib: "Não se improvisa com o Espírito Santo". É importante que tenhamos essa consciência.

Partilhe com os seus irmãos de ministério de música... Peçam a Deus a graça de serem atentos sempre às inspirações do Espírito, para que o Senhor continue falando com propriedade, sempre que Ele precisar de nós!

Um grande abraço, boa formação!
Orlando Junior - Canção Nova
http://twitter.com/orlandojrcn

Um comentário:

  1. oiee negão! gostei bastante dessa formação! já peguei e já passei pra galera!!
    =D
    Foi uma formação de fundamental importância para nós músicos!Realmente, imagine só, juntando unção + técnica + música certa na hora certa = poder do Espírito! Fogo puro!! rsrsrs...
    Deus abençoe seu ministério.. tô sempre aqui ligada nas formações!! hehehe..

    Te Amo, saudades!
    Abraço fraterno da 'P ♥

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Sua partilha é importante!