quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Musicalidade pobre, por nossa conta! (Parte 02)

"Num precisa ensaiar não!"

Oi, gente!
Tem muito músico que fala isso! E como tem! Eu também falei assim muitas vezes, porque não entendia o sentido real de um ensaio. Então você pergunta: "Orlando, pra você, o que é um ensaio musical?" Ensaio musical pra mim é o momento em que o músico ou grupo musical, faz uma revisão da sua habilidade e dom para uma determinada apresentação ou execução.

Trocando em miúdos, pra mim o ensaio é momento de crescimento. Tem muito músico que fala que "na hora é que sai", ou então "na hora a gente se acerta e se combina". Olha, eu cresço musicalmente quando eu ensaio. Sou um músico autodidata, não sei ler partitura, nem fanfarra, só entendo as cifras e olhe lá. Talvez seja por isso o motivo de eu gostar de ensaio, pra eu aprender com os outros... MAS NÃO É. Os profissionais formados que eu conheço, são "cadenciados" pelo ensaio.

O show sai muito melhor quando a banda ensaia! Não comprometa o seu show, o seu momento piano e voz, o seu barzinho de Jesus, a sua missa... Não comprometa o seu ministério por falta de ensaio. Deixo aqui 3 coisas importantes, e que pra mim, não podem faltar num ensaio:


1 - Ensaie num estúdio. Tem muita gente que esaia em qualquer buraco nesse mundo de Deus, e se esquece de dar valor à própria musicalidade. Se você tem condições de fazer de parte da sua casa um lugar aconchegante pra ensaiar, beleza. Só tem uma condição: tem que ser um lugar digno pra você e sua banda ensaiarem com qualidade e segurança.






2 - Passe os vocais separadamente. Combinem entre vocês o que cada um vai fazer, sem os instrumentos. Depois, com o auxílio de um instrumento apenas (geralmente o teclado) passe a melodia da música (toda) só com o vocal. Corrija os desencontros de ritmo e entonação, etc... Depois ensaie com a banda toda.







3 - Ensaie com o metrônomo!! Pelo amor de Deus! Tem banda que poderia ser chamada de "Inimigos do Ritmo", porque a coisa é muito feia. Não se iluda: Quando você confia ao extremo no seu ouvido, e não tem cadência pra sustentar o ritmo, a coisa complica demais... Todo mundo na banda vai saber que você perde o ritmo. E o problema não é eles saberem que você perde o ritmo, mas sim que você não se importa em reverter a situação. Isso é bem sério. Ensaie tbm com metrônomo sozinho, pra acostumar.






E uma dica final: Se você tem dificuldade em ensaiar com frequência (como eu nos tempos atuais), separe o repertório do ensaio, coloque no celular e ouça bastante, para não perder as referências (vocais ou instrumentais). É lógico que, tem bandas boas, mas que infelizmente não conseguem se manter só com a música, e trabalham nas mais variadas realidades. Por isso, a realidade de ensaios são tão difíceis para alguns. Mas faça um esforço. Ouça bastante, e aplique quando chegar o ensaio. Se não conseguir, valorize ainda mais a passagem de som, e trate-a (infelizmente) como um bom ensaio.

Essa postagem dá uma reunião e tanto com o seu ministério, e vale muito a pena conversar sobre isso, porque muitas coisas não se acertam em nossos ministérios e bandas por falta de comunicação. Só não pode colocar a culpa no outro, hein! Boa partilha pra você e seu ministério!

Deus abençoe!

Um comentário:

  1. sua benção meu padrinho!!!
    estou muito feliz por estar te vendo pela tv, estou numa luta grande... são muitas missões e poucos trabalhadores, mas Deus da a graça acabo de chegar da Argentina, vamos iniciar um missão lá, a vivi me mosntrou um email que mandou para ela, vou te dar o meu para manter-mos contato também no msn que é o mesmo end do email : tomiresecd@hotmail.com rezo sempre por vc... quero te ver na minha ordenação cantando, qdo for casar me manda um convite.

    vou te mandar um email.

    tenho que ir para missa agora, depois te escrevo, mas uma vez sua benção!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Sua partilha é importante!